Parlamentar anunciou intenção de criar escritório com foco técnico na entidade

Depois de seu primeiro encontro de caráter público em Bento Gonçalves como deputado federal, Paulo Caleffi voltará a Brasília levando uma extensa lista de reivindicações dos setores produtivos da região. E contará com um aliado para isso. O parlamentar anunciou a criação de um escritório para assuntos técnicos sediado no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em encontro realizado com empresários na segunda-feira (17), na entidade. A ideia logo foi saudada pelo presidente do CIC-BG, Rogério Capoani. “Vamos nos organizar com as entidades de forma conjunta para termos mais eficácia com as demandas”, disse Capoani.

O escritório no CIC-BG é um dos dois gabine

tes técnicos – o outro será em Porto Alegre – que Caleffi está estruturando para seu mandato ao lado de outros três de cunho político, estabelecidos em Brasília, na Capital gaúcha e na Capital do Vinho. É a partir deles que ele espera não só atender a diferentes tipos de pautas como estar mais próximo da região que representa e dos governos gaúcho e federal. “Estou lá (em Brasília) porque Bento Gonçalves votou em mim, não consegui os votos que desejaria, mas o suficiente para hoje estarmos lá, por isso, muito obrigado Bento Gonçalves”, agradeceu Caleffi, lembrando que foi no município que obteve 19 mil votos dos pouco mais de 31,4 mil conquistados na eleição em que concorreu à Câmara, em 2018.

Na conversa, Caleffi ouviu de empresários e líderes regionais as pautas necessárias para o contínuo desenvolvimento da região, entre as quais a necessidade de protocolos para o atendimento à covid-19 em paralelo à vacinação. Na questão da saúde, Caleffi disse que os primeiros trabalhos estão sendo para liberar recursos programado pelo Ministério da Saúde aos municípios e aos hospitais. “Bento deve ficar com um terço, o que deve dar um valor superior a R$ 1 milhão”, disse Caleffi.

Além da preocupação com a questão do tratamento da covid, a fim de assegurar vidas e manter a economia funcionando, Capoani pediu ao deputado atenção aos gastos públicos. “Não podemos ter assistencialismo sem contrapartida, nem investimentos infrutíferos”, comentou o presidente do CIC-BG. Caleffi argumentou que precisa lutar pelas reformas administrativa, tributária e política: “se isso andar, tudo que você falou vai acontecer”.

Pautas setoriais

Em documento, o CIC-BG também oficiou outras reivindicações. Pediu apoio para projetos de turismo nos quais Caleffi seja interlocutor com o governo para a viabilidade; para a oferta de cursos de qualificação de mão de obra; para a destinação de emendas para melhorias na Fundaparque, entre outras. Também apresentou pedido do Bento+20 para a representação de demandas das câmaras de Inovação e Urbanismo, para atração de investimentos na área de tecnologia e para utilização da via férrea para interligar o norte e o sul da cidade, além da duplicação da BR-470.

Esse tema também foi defendido pelo CIC-BG e pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra). “Estradas são caminhos da prosperidade. Nós temos uma rodovia de grande fluxo que corta trechos urbanos de diversas cidades e gostaríamos que o senhor adotasse a duplicação da BR-470 como pauta do seu mandato”, pediu o presidente da CICS Serra, Elton Gialdi. “Nós já pedimos uma audiência com o ministro Tarcísio (Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutra) e você vai estar comigo presente lá”, respondeu o parlamentar.

Outras reinvindicações

também foram apresentadas pelo setor moveleiro, como facilitação de crédito e financiamento à inovação. Também entraram na agenda pedidos quanto à atuação internacional do governo. Neste quesito, solicitam ampliar a integração do país às cadeias globais de valor; preservar, fortalecer e modernizar o sistema público de financiamento e garantias às exportações; reduzir a carga tributária e simplificar a tributação sobre as operações de comércio exterior de bens e serviços; e promover o aperfeiçoamento contínuo de normas, práticas e sistemas dos serviços de apoio à internacionalização de empresas, entre outros.

Para o CIC-BG, a presença de Caleffi na casa simboliza novas oportunidades para a região nos pleitos de desenvolvimento. “Muito obrigado pela tua presença, essa casa é sua. Sabemos que você está se organizado para melhor atender a todos e servir não só tua cidade como tua região e o país como um todo, porque tua experiência, o teu perfil e  a tua forma de ser e de agir te dá essa condição”, disse Capoani.

Caleffi deixou a suplência de deputado federal para assumir a vaga de Danrlei de Deus – novo secretário Estadual do Esporte e Lazer – no início deste mês.

 

Crédito das imagens: Bárbara Salvatti